Candidatos:
Lipoaspiração é um procedimento para homens e mulheres que têm peso relativamente normal, mas que possuem depósitos de gordura localizada que não respondem a dietas e exercícios. Eles podem ser eliminados com lipoaspiração. A lipoaspiração não é tratamento para obesidade. Pacientes de praticamente todas as idades podem se beneficiar deste procedimento, desde que tenham pele elástica o bastante para retrair ã posição normal. Paciente com pele flácida podem Ter de se submeter a um procedimento combinado, que envolve ressecção de pele. Pacientes com depressões no corpo podem se beneficiar da lipoescultura. A gordura pode ser reinjetada para melhorar o contorno.
Objetivo:
Melhorar as bochechas, pescoço, bracos, mamas, abdómen, cintura, quadris, coxas, nádegas, coxa interna e externa, joelhos e tornozelos. Ela pode ser também usada para tratar o aumento das mamas masculinas, a ginecomastia. Pode ser feita em várias regiões do corpo ao mesmo tempo, ou junto com outras cirurgias estéticas.
Incisões e técnica:
A gordura é retirada através de um pequeno tubo oco, chamado cânula, que é introduzida sob a pele através de pequenas incisões perto da área a ser aspirada. As incisões têm geralmente de 4 a 8 mm de comprimento e ficam escondidas em sulcos e marcas naturais. Para lipoescultura o lipoaspirador é substituído por seringas descartáveis, ligadas diretamente à cânula para aspirar o excesso de gordura. Com a lipoescultura com seringa pode-se medir precisamente quanta gordura é aspirada e pode-se reinjetar a gordura. A gordura pode ser reinjetada na face para amenizar as rugas e sulcos e no corpo, para melhorar o contorno de áreas como as nádegas, coxas, quadris, pernas, tornozelos e mãos. A lipoescultura superficial permite retirar mais gordura e melhorar o contorno corporal de pacientes de pele mais flácida. Para áreas fibrosas do corpo um ultrasom externo pode ser usado para “derreter” a gordura antes de aspirar.
Tempo de cirurgia:
De uma a três horas.
Anestesia:
Local com sedação. A anestesia tumescente tornou o procedimento mais seguro.
Internação/Ambulatório:
Em geral ambulatorial. Cirurgias muito longas podem precisar de internação.
Recuperação:
Andar dois km por dia após o segundo dia. Dor temporária, especialmente nas primeiras 48 horas, pode ser tratada com analgésicos. Inchaço, desconforto, insensibilidade, equimoses geralmente duram algumas semanas. Poderá haver um vazamento do líquido da anestesia local através das incisões nas primeiras 24 horas. Os curativos devem ser trocados diariamente. Banho de chuveiro é permitido após 24 horas. Pode ser necessário usar uma cinta por algumas semanas. Os pontos são retirados entre o 5º e o 7º dia. A volta ao trabalho pode ser depois de duas a três semanas. Exercícios e tomar sol: 4 a 6 semanas. As pequenas cicatrizes ficam imperceptíveis entre 3 meses e dois anos.
Complicações possíveis:
As complicações sérias de lipoaspiração não são comuns. As complicações potenciais são assimetria, ondulações, pigmentação da pele, sangramento, infeção e problemas com a anestesia. Insensibilidade temporária da pele e hematoma (acúmulo de sangue) são complicações possíveis. Irregularidades da pele podem ocorrer em alguns pacientes e podem ser tratadas se necessário. Complicações mais sérias envolvem perda de fluidos ou de sangue que podem provocar choque, embora isto seja muito raro com a anestesia tumescente. A infeção é muito rara.
Detalhes:
A lipoaspiração melhora o contorno corporal e a aparência, aumentando a autoconfiança. Os resultados podem levar alguns meses para aparecer porque há a possibilidade de retenção de líquidos depois da cirurgia causando inchaço prolongado. Ocasionalmente um procedimento secundário, ou retoque, pode ser indicado para melhorar certas áreas, geralmente sob anestesia local. Uma massagem especial, chamada drenagem linfática manual ajuda a diminuir o inchaço e as equimoses e melhorar o conforto.
Duração dos resultados:
Se o peso permanecer o mesmo os resultados devem ser permanentes, especialmente se combinados com direta e exercícios.